Foi com enorme orgulho e emoção que recebemos, no Dia Internacional da Educação, que os nossos formandos Beatriz Silvestre, Jordana Gasparinho, Margarida Cintra e Tiago Brito do 1º ano do curso de Realização, Cinema e TV 23|25, sob orientação do tutor e formador José Jesus, foram os vencedores do Prémio Europeu #CedefopVideoAward 2023, com a curta “The Power of Storytelling”, num concurso que reuniu 30 escolas de toda a Europa .
Este é um prémio que tem como objetivo celebrar a importância da Educação e Formação Profissional na Europa, neste ano em que se assinala o Ano Europeu das Competências e, com esta curta, contam a história de uma jovem que regressou à escola seis anos depois de concluir o ensino secundário, para perseguir o seu sonho de uma carreira no cinema.
De acordo com este grupo de formandos da ETIC_Algarve “storytelling cria uma forma de mostrar diferentes experiências e conectar audiências diversas em todo o mundo. Transcende a mera diversão, capturando emoções e complexidades, moldando perspetivas. Escolhemos mostrar a história de uma estudante real que terminou o ensino secundário há muito tempo. Após seis anos, ela decidiu finalmente seguir a sua carreira de sonho, seguindo a sua paixão pelo Cinema ao ingressar numa escola profissional, onde adquiriu competências em: contar histórias, edição, produção, continuidade, design de som, operação de câmeras e luzes. O Cinema é uma arte intemporal, combinando todas as ambições numa só: a ‘magia do cinema’“.
Um total de 30 equipas de aprendizes de educação e formação profissional (EFP) de 7 países europeus participaram na competição.
As equipas, compostas por 117 formandos e professores, em representação de 18 escolas europeias, responderam ao desafio de partilhar as competências que adquiriram durante o processo educativo.
A equipa “Storytellers”, composta pelos nossos formandos, vai receber o Prémio durante um evento dedicado no 26º Festival Internacional de Documentários de Tessalónica (7 a 17 de março de 2024).
Neste evento, os vencedores também participarão numa discussão em painel com especialistas da Cedefop, representantes do festival e professores de EFP sobre as perspetivas de formação dos jovens num ambiente educativo e de mercado de trabalho em rápida evolução.
Parabéns a todos os que desenvolveram e apoiaram este projeto!
Vê agora a curta metragem vencedora:
E não percas a entrevista ao grupo vencedor “Storytellers”: