Aluno ETIC_Algarve na Bigmoon studios

18:14 | 15/01/2018

Ricardo Sousa, aluno de Videojogos na ETIC_Algarve, começou a trabalhar este mês na BIGMOON STUDIOS. Do Algarve, mudou-se para a Invicta e partilha connosco a sua experiência desde o dia em que entrou na escola para criar uma nova vida até ao atrevimento que o levou por novos caminhos.

A BIGMOON STUDIOS fica sediada em Vila Nova de Gaia e tem crescido ao longo dos anos desde a sua fundação, em 2008. Já esteve envolvida no desenvolvimento de projetos como os jogos WRC3 MotoGP13, Jagged Alliance: Back in Action, Syndrome, Demons Age. Atualmente está a desenvolver o Dakar 18 que será lançado ainda este ano e o nosso aluno já deixa a sua marca neste projeto!

Vê aqui o trailer do DAKAR 18


ETIC_ALGARVE_Entraste na ETIC_Algarve para criar uma nova vida e o teu atrevimento levou-te mais  longe. Conta-nos a tua aventura desde que chegaste à escola até rumares ao Porto.

RICARDO SOUSA_A minha entrada na ETIC_Algarve foi sem dúvida um ponto de viragem na minha maneira de estar na vida e o modo como olho para a indústria que amo. A partir do primeiro dia, comprometi-me a aceitar toda e qualquer oportunidade que me fosse proposta, cada desafio que me fosse colocado, e que havia de superar cada obstáculo para tirar máximo proveito da aposta que fiz. Por vezes, com mais ou menos sucesso, a verdade é que sinto que fiz um caminho muito positivo, e passar pela escola tem sido uma experiência muito boa. As oportunidades estão cá, cabe a cada um procurar e dar o seu melhor.

ETIC_ALGARVE_Como é que tudo começou, como é que o desafio te foi lançado pelo estúdio de videojogos Bigmoon, um dos mais reconhecidos em Portugal?

RICARDO SOUSA_Esta oportunidade surgiu através de um contacto de longa data, que conhece e acompanha o trabalho que vou desenvolvendo. Fui informado que havia uma procura na área de Level Design por parte do estúdio, e foi-me pedido que enviasse o meu CV e portfólio para análise. Entretanto, chamaram-me para uma entrevista na mesma semana e tendo em conta que a Bigmoon é um estúdio no qual eu melhor revejo, a nível de trabalho e conceito, não hesitei nem por um instante.

ETIC_ALGARVE_Vês o teu percurso na ETIC_Algarve como uma porta que se abriu para criar novas oportunidades, como esta que acabaste de agarrar?

RICARDO SOUSA_Claro, aliás, eu desde o início que valorizo o contacto com os profissionais com quem tive o prazer de aprender muita coisa nova. O que é bom na ETIC_Algarve, além da aprendizagem, é o contacto que temos com os formadores. Até à data tenho ficado amigo de cada uma das pessoas que me deram aulas, e pouco a pouco vou conhecendo melhor a indústria de videojogos, graças a eles ou mesmo em visitas organizadas pela escola ou de eventos relacionados com a área.

ETIC_ALGARVE_Ainda estás a terminar o curso de Videojogos aqui na escola. Pergunto-te como está a ser a tua experiência, desde que aceitaste este desafio? O que achas do curso de Videojogos?

RICARDO SOUSA_O valor do curso, como já referi,  está muito no contacto que vamos tendo com as pessoas que nos dão aulas e nos passam conhecimentos; além disso, o curso de videojogos tem uma estrutura muito bem definida e acaba por abordar as várias áreas de desenvolvimento de um jogo, desde programação à arte, passando pelo som, motion gfx, não esquecendo a parte da produção e do marketing, que é muito importante. Estas componentes ajudam a que o aluno consiga fazer uma escolha prudente quando é altura de decidir em que área se pretende especializar, ou sendo o caso, aventurar-se como indie developer , visto dominar as várias áreas.  Apesar de me focar em particular na área de 3D e Level Design, também gosto de saber um pouco de tudo, até para ter uma ideia geral do que se passa em cada uma das áreas do universo dos videojogos.

ETIC_ALGARVE_A área dos Videojogos é uma área de crescimento na escola e os alunos têm a oportunidade de passar por todo o processo criativo que vai desde a conceção e planeamento até à aplicação concreta e funcional de um jogo. Conta-nos um pouco sobre as tuas aventuras aqui na ETIC_Algarve.

RICARDO SOUSA_Há 2 anos anos seria impensável sair do conforto de casa, da cidade de Faro. Desde que entrei na ETIC_Algarve tornei-me muito mais atrevido e autónomo nas minhas próprias escolhas. Das aventuras e/ou desafios que mais me marcaram destaco as viagens a feiras e eventos como o Lisboa Games Week, Game Jams, GDC, onde tive a oportunidade de estar assim como a minha primeira prototipagem, para o jogo da campanha “Ganha uma nova vida”, e todas as apresentações e pitchings de caráter mais sério.

Considerando que era assustadoramente tímido e tinha fobia em estar em frente a um grupo de pessoas, e que agora estou bastante à vontade com este tipo de situações, diria mesmo que as pequeninas aventuras e conquistas me ajudaram a superar alguns dos meus próprios receios.

ETIC_ALGARVE_O trailer do videojogo Dakar 18 foi divulgado esta semana. Sabemos que a Bigmoon studios tem estado a desenvolver o jogo e gostávamos de saber qual tem sido o teu contributo para a concepção do projeto.

RICARDO SOUSA_ O meu cargo no projeto Dakar 18 é o de Level Design.

Eu e os novos membros da equipa que entraram na mesma altura que eu temos a responsabilidade de desenvolver e construir os niveis para o jogo.

 

PreviousNext

Autor:

Autor:

Article Categories:CURSOS TÉCNICOS | VIDEOJOGOS

Mais artigos nesta categoria:

Embarca na tua carreira de sonho com a ETIC_Algarve

Embarca na tua carreira de sonho com a ETIC_Algarve

Embarca na tua carreira de sonho é o lema com que a ETIC_Algarve desafia todas as mentes criativas, algarvias e não só, a dar início a uma viagem cujo destino está nas mãos de quem realmente ambiciona uma carreira de sonho nas Indústrias Criativas. É hoje o grande dia...

ETIC_Algarve conquista Acreditação ERASMUS entre 2021 e 2027

ETIC_Algarve conquista Acreditação ERASMUS entre 2021 e 2027

Com mais de 30 anos de existência, o Programa Erasmus quer mudar paradigmas e incentivar as Instituições a olhar para o futuro de uma forma consistente e a longo prazo e foi nesse sentido que a Comissão Europeia lançou a Acreditação Erasmus que marcou o início do novo...

Vem criar jogos em 48 horas na ETIC_Algarve Global Jam 2021

Vem criar jogos em 48 horas na ETIC_Algarve Global Jam 2021

ESTE É O DESAFIO DA ETIC_ALGARVE E DA GLOBAL GAME JAM 2021. A criação de videojogos vai fervilhar na terceira edição deste evento que vai decorrer no fim-de-semana de 29 a 31 de janeiro e que vai acontecer totalmente online. A Global Game Jam é um evento mundial, onde...

Autores:

Tens alguma
dúvida?

Queres conhecer
a Escola?

SHARE
SHARE