Cursos
Princípios Fundamentais UX/UI Design – Nível Iniciante
Da Ideia ao Interface
Este curso abrange desde os princípios fundamentais de experiência do utilizador (UX) até às técnicas avançadas de design de interface (UI).
Curso Curto, 80h
30 de abril a 02 de julho
3ª, 4ª e 6ª feiras, das 18h às 22h
760€
10% desconto comunidade ETIC_
Mais Informações
É uma viagem envolvente pelo universo do design digital, criada para todos os entusiastas interessados em desenvolver interfaces digitais intuitivas e atraentes.
Destinatários
Este curso destina-se a todos os interessados em adquirir conhecimentos fundamentais em UX/UI Design, independentemente do seu nível de experiência. Se és um principiante que procuras entrar no mundo do design de experiência do utilizador e interfaces, ou se já tens alguma experiência e pretendes aprimorar as tuas habilidades, este curso oferecerá uma base sólida para compreender e aplicar os princípios essenciais do UX/UI Design.
Condições de Admissão
/ Pré-Requisitos
Os participantes devem ter conhecimento informático na óptica do utilizador e de inglês.
Certificação
Será entregue um Certificado de participação da ETIC_Algarve aos participantes que atinjam os objetivos mínimos do Curso.
Conteúdos
INTRODUÇÃO AO USER EXPERIENCE (UX) DESIGN
- Definição de UX Design e a sua importância no desenvolvimento de produtos digitais.
- Explorar elementos fundamentais que compõem a experiência do utilizador.
- Compreender os princípios básicos de usabilidade e acessibilidade.
- Visão geral das principais metodologias e processos envolvidos no UX Design.
- Conhecer os 5 elementos essenciais de UX design.
- Discussão sobre as tendências atuais e futuras no campo do UX Design.
- Exemplos práticos e estudos de caso para ilustrar conceitos introdutórios.
- Apresentar o Design Thinking como uma abordagem ampla para solução de problemas.
- Introdução ao conceito de User-Centered Design como uma base essencial para o UX.
COMPREENDER AS NECESSIDADES REAIS DOS UTILIZADORES
- Métodos de pesquisa para entender as necessidades e comportamentos dos utilizadores.
- Criar personas e empatia como ferramentas fundamentais no processo de design.
- Entrevistas e testes de usabilidade para recolher insights elucidativos.
- Analisar jornadas do utilizador para identificar pontos de dor e oportunidades de melhoria.
- Integrar feedback dos utilizadores no ciclo de design.
- Aplicar técnicas de observação para compreender o contexto de uso dos produtos.
TÉCNICAS DE ANÁLISE
- Introdução à análise heurística: conceitos e métodos práticos.
- Explorar os benefícios da análise heurística.
- Testes A/B para otimização contínua.
- Uso de métricas e dados para avaliar o desempenho do design.
- Avaliação de concorrência e benchmarking.
- Analisar tendências de mercado e o seu impacto no design.
- Aplicar ferramentas de análise de dados para fundamentar decisões de design.
- Exercício Prático 1: Análise Heurística
INTRODUÇÃO E PRINCÍPIOS DO USER INTERFACE (UI) DESIGN
- Definição de UI Design e sua relação com o UX.
- Elementos básicos de interface: tipografia, cores, ícones e imagens.
- Princípios de hierarquia visual e organização de informações.
- Adaptar design para diferentes dispositivos.
- Protótipos interativos.
- Princípios essenciais para criar interfaces eficazes com design intuitivo.
- Utilizar conceitos visuais como equilíbrio, contraste, alinhamento e repetição.
- Explorar a teoria das cores e a sua influência na percepção do utilizador.
- Uso de espaços negativos para melhorar a legibilidade e a estética.
- Considerações de acessibilidade no design de interfaces.
INTRODUÇÃO AO FIGMA E FIGJAM
- Visão geral da interface e funcionalidades básicas.
- Apresentação das principais ferramentas do Figma.
- Explorar e organizar os arquivos dos projetos.
- Colaboração em tempo real
- Criação e uso de componentes para garantir consistência.
- Explorar o Auto Layouts para designs flexíveis e responsivos.
- Aplicar restrições e variantes com Auto Layouts.
- Introdução ao Figjam como ferramenta de colaboração em esboços e brainstorming.
- Dicas e truques para otimizar o uso do - Figma e Figjam no processo de design.
- Exercício Prático: Aplicar o conhecimento adquirido.
DESIGN SYSTEM
- Definição e importância de um Design System no desenvolvimento de produtos
- Benefícios de implementar um Design System.
- Criação e manutenção de bibliotecas de componentes no Figma.
- Documentação e comunicação eficazes dentro da equipa utilizando o Design System.
DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS E IMPLEMENTAÇÃO
- Visão geral dos diferentes tipos de protótipos e suas aplicações no processo de design.
- Demonstração prática do desenvolvimento de protótipos interativos.
- Exercício Prático: Criar protótipos simples.
- Estratégias eficientes para organizar e preparar arquivos para uma transição suave.
- Discussão sobre práticas recomendadas na documentação para programadores.
- Metodologias e execução de testes de usabilidade com protótipos.
- Análise de resultados e identificação de áreas para melhorias.
- Estratégias para coletar e incorporar feedback de utilizadores nos protótipos.
- Processo passo a passo para uma transição eficaz do design para o desenvolvimento.
- Discussão sobre a importância da comunicação durante essa fase.
- Exercícios práticos de revisão e aprimoramento de protótipos com base no feedback.
PROJETO FINAL
- Aplicação prática de todos os conceitos aprendidos ao longo do curso.
- Desenvolvimento de um projeto completo, desde a pesquisa até a entrega final do protótipo.
- Apresentação do projeto final, destacando as decisões de design e o raciocínio por trás delas.
Formadores
Formadores
Meios e Equipamentos
- Sala equipada com postos de trabalho em ambiente Apple
- Software: Figma e FigJam
Meios e Equipamentos
- Sala equipada com postos de trabalho em ambiente Apple
- Software: Figma e FigJam
Valores
760€
Descontos Especiais (não acumuláveis):
10%
684€
comunidade etic_
Pagamento por Prestações:
3 x 253,33€
3 x 228€ (comunidade etic_)
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