ERASMUS+ Testemunhos

Chegou o fim desta aventura/desafio que o programa Erasmus+ me proporcionou em Praga durante três meses. Infelizmente, fui obrigada a abandonar esta experiência, inicialmente de três meses, por motivos de saúde e, também, devido ao enorme problema mundial, Coronavírus.
Apesar deste percurso ter sido interrompido, nesses dois meses, aconteceram situações interessantes. Foi incrível. Foi espetacular. Foi fantástico. Foi diferente. Não sei como descrever de outra maneira. Praga é, sem dúvida, uma cidade maravilhosa, segura e com muito
para explorar. Visitei o que pude e aproveitei ao máximo o que estes dois meses me ofereceram, fora da minha zona de conforto.
Agora, é engraçado ver a evolução que houve em mim. Se olhar para trás, vejo que cresci, não de altura eh,eh,eh, mas sim, tornei-me mais madura, mais adulta, mais independente, sinto-me mais capaz de realizar as coisas sem ter receios ou medos de correrem mal. Se correrem mal, correram e depois? Era porque tinha de ser, talvez tudo isso tivesse de acontecer para aperfeiçoar o meu trabalho, para aprender o “como
não fazer” e evoluir enquanto pessoa.
Não me arrependo de ter participado nem de ter estado longe de casa durante dois meses. Abriu-me os horizontes não só a nível profissional, mas, também, a nível pessoal o que tem uma grande importância e é tão bom. Sabendo o que sei hoje e lendo os reports dos meus colegas, arrepender-me-ia, certamente, se não o tivesse feito, porque iria sempre fazer a pergunta do “E se?”: e se eu tivesse participado? E se tivesse tentado? E se tivesse feito o trabalho? e isso ir-me-
ia “moer o juízo”. Por isso, fico super feliz por ter agarrado esta oportunidade com unhas e dentes. Vejo que só me fez bem e fiquei com muita pena de não ter podido concluir a experiência até ao fim.
Finalizo este report com um conselho:
Quem tiver oportunidade de fazer parte de um desafio destes, faça, porque só lhe vai trazer coisas boas, com algum atrito pelo meio, o que é completamente normal, mas só vai servir para o vosso crescimento pessoal e profissional, por isso aproveitem as oportunidades e não as deixem escapar!
Ps: o meu checo não está no seu melhor, mas tenciono ir continuando a aprender.
Na shledanou!!!!!

Yara Dorsch

Formanda de Realização Cinema e TV, Praga 2020

…Esta aventura está quase a chegar ao fim, e o balanço não podia ser mais positivo. Tive a oportunidade de estagiar numa empresa brutal, rodeado de pessoas profissionais, polivalentes, humanas e boa onda.

 

… Ao todo, foram mais de 70 sessões fotográficas, milhares de disparos… centenas de quilómetros, centenas de horas em frente ao computador a editar, e no fim, só 1 sentimento: o de dever cumprido. Enfrentei o ERASMUS como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional e no final, dá sempre tudo certo. …

Rúben Caeiro

Formando de Fotografia Profissional, Berlim 2018

…A minha primeira experiência foi tão boa que quis repetir mas em cidades diferentes, e viver tudo de novo. Foi mesmo das melhores decisões que tomei na minha vida.

 

… Foi uma experiência enriquecedora e que vale muito a pena, recomendo. Pode ter a certeza que vai e volta uma pessoa completamente diferente. …

Flávia Noronha

Formanda de Marketing Digital & Social Media, Sevilha 2018

Ahoj,
Mal consigo acreditar que estas são as últimas semanas da experiência Erasmus aqui em Praga.
Agora que estou na recta final, seria de pensar que os níveis de stress tivessem aumentado, no entanto as coisas têm vindo a ficar mais calmas o que tem dado tempo para reflectir sobre os últimos três meses.

Viver no estrangeiro mostrou-se um desafio interessante, como tinha mencionado antes, acho que o maior desafio foi a moeda, mas com o passar do tempo até isso tornou-se automático. Devo dizer que me apaixonei por Praga e por isso entristece-me partir no entanto as saudades de casa também apertam, especialmente as saudades de comer bacalhau á brás.
Em relação ao meu estágio não tenho qualquer motivo de queixa, pelo contrário, não podia estar mais feliz com o sítio onde estive.

A empresa, e as pessoas que lá trabalham, foram “awesome”, permitindo que eu aprendesse bastante e ao meu ritmo. Fui também encorajada a sair da minha zona de conforto e do que eu identificava como a minha área, o que, em retrospetiva, eu agradeço bastante, visto que mudou a maneira com que trabalho agora e mudou a maneira como vejo outras áreas artísticas. Não tenho palavras o suficiente para descrever o quão gostei desta experiência mas sei que é algo que ficará sempre comigo. Não há agradecimentos que cheguem para mostrar o quão grata eu estou pela ETICALGARVE me ter dado esta oportunidade, por isso o singelo obrigada terá que servir. E assim acaba o meu último report, adeus e até breve.”

Carina Sampaio

Formanda de Videojogos, Praga 2019

Daqui vos escrevo quase congelado, mas com umas energias fantásticas. Nas duas semanas que se passaram, fiz com a minha patroa duas sessões de fotografia para produtos de escritório e outra para editorial de moda. Tenho tido algum tempo para fazer as minhas próprias sessões, o que me tem ajudado a crescer. Para além disso, consegui alguns gigs como dj em clubs… Este é o resultado de vários momentos captados e editados no meu dia a dia, após pouco mais de um mês de estar nesta cidade que me acolheu para o Estágio ERASMUS+.

Diogo Lima

Formando de Fotografia Profissional, Berlim 2017

No último dia de estágio foi o princípio do declínio … foi o dia mais triste de sempre…foi tudo feito em câmara lenta. Nas últimas compras antes de regressar, a maioria dos vendedores das lojas perguntavam de onde era, quanto tempo ficava, e depois surpresos diziam “ohhh… pero tu vas a volver”. Ouvir isso vezes sem conta foi mais doloroso do que alguma vez imaginei. Lembro-me perfeitamente da Elena perguntar no autocarro: “Ansiosos por volver a Portugal?” e o nosso enorme coro a gritar “NO”.

Um ENORME OBRIGADA POR TUDO, por todos os momentos vividos, por todas as risadas, caminhadas, escadas e refeições partilhadas, por todo o companheirismo, por terem feito com que esta experiência tivesse sido vivida como se fossemos uma família e por terem acendido esta pequena chama há tanto meio apagada no meu coração. Aqui ficará para sempre guardada esta bela história que vivi convosco chamada … Málaga – uma história de Erasmus + Best Team ETIC_Algarve.

HASTA LUEGO pero no HASTA SIEMPRE. …”

Sabrina Lena

Formando de Realização, Málaga 2016

Tens alguma
dúvida?

Queres conhecer
a Escola?

SHARE
SHARE