Folhas soltas | Inês Martins | Realização, Cinema e TV 17/19

09:33 | 24/01/2019

PALHINHAS AMIGAS DO AMBIENTE

Inês Martins| Relização, Cinema e TV | 17/19

Um dos tópicos mais falado na nossa geração, que pretende ajudar o ambiente, é o grande inimigo não biodegradável dos mares… as palhinhas de plástico.

Em 2011, no dia 3 de fevereiro um senhor chamado Jackie Nunez começou uma nova tradição na Califórnia, o Dia Internacional Sem Palhinhas. Este movimento teve origem quando Jackie Nunez, que estava numa esplanada, recebeu um copo de água com gelo com uma palhinha que não tinha pedido. A partir daí, prometeu que aquela seria a última vez que iria usar palhinhas. Desta situação nasceu também o site The Last Plastic Straw (https://thelastplasticstraw.org/).

Na Europa, estima-se que sejam gerados cerca de 25 milhões de toneladas de resíduos de plástico, dos quais menos de 30% vão para a reciclagem. Além disso, as palhinhas são dos objetos de plástico que mais se encontram no mar. Acrescente ao facto de ser objeto aramente reciclado e exige uma produção grande de plástico para uma ferramenta que tem uma utilização de muito pouco tempo.

Aposto que muitos de vocês já viram o vídeo de um grupo de biólogos a retirarem uma palhinha de plástico do nariz de uma tartaruga marinha. Foi graças a este vídeo que deixei de utilizar palhinhas não biodegradáveis, agora uso palhinhas de aço inoxidável ou então não uso nada. Negar é o primeiro passo para uma natureza mais saudável.

Existem muitos tipos de palhinhas reutilizáveis que ajudam a diminuição de palhinhas encontradas no nosso meio ambiente, tais como:

 

Bambu

Foto: www.pegada-verde.pt

Silicone

 

Foto: https://pt.dhgate.com

Aço Inoxidável

https://pt.aliexpress.com

Já são milhares as pessoas que optaram por negar um dos inimigo do oceano, não deixes que este número parem de crescer.


Os artigos nesta rubrica são da responsabilidade dos seus autores e vinculam exclusivamente as suas opiniões, não vinculando a ideia ou opinião da ETIC_Algarve.

Autor:

Autor:

Article Categories:COMUNIDADE ETIC | VÍDEO

Mais artigos nesta categoria:

ETIC_Algarve recebe Capicua para “Conversas com Lábia”

ETIC_Algarve recebe Capicua para “Conversas com Lábia”

Capicua é nos dias de hoje uma figura incontornável no panorama musical português e é a mais recente convidada da ETIC_Algarve para a segunda “Conversas com Lábia” de 2021, e que vai acontecer no dia 25 de março, pelas 16h. Este ciclo, que pretende “potenciar...

“Conversas com Lábia” regressam à ETIC_Algarve, com Carlos Coelho

“Conversas com Lábia” regressam à ETIC_Algarve, com Carlos Coelho

ATUALIZAÇÃO 19.FEVEREIRO.2021 ⚠️ As inscrições para o evento online e em direto já estão esgotadas. 😯 Mas ainda podes assistir à gravação desta Conversa com Lábia em diferido, bastando para tal preencher o formulário. Carlos Coelho, uma das referências em Portugal na...

Autores:

Tens alguma
dúvida?

Queres conhecer
a Escola?

SHARE
SHARE