Formadora Vera Casaca vence Avanca Pitch Sessions

14:49 | 28/07/2020

A nossa formadora da área de Vídeo, Vera Casaca, venceu ontem o Prémio Longas Metragens, inserido no Avanca Pitch Sessions do AvancaFilmFestival, o Festival Internacional de Cinema de Avanca.

Concorrendo com 60 participantes, no total das secções de Curtas e Longas Metragens, Vera Casaca foi uma das 5 finalistas selecionadas para a secção Longas Metragens e, após ter apresentado o seu Pitch, no passado dia 23 de julho, soube ontem que foi a vencedora deste prémio.

Vera Casaca, natural da Fuseta, é formadora da ETIC_Algarve, no curso de Realização, Cinema e TV e tem já no seu currículo a curta-metragem “Ao Telefone com Deus”, que escreveu e realizou e mais recentemente “Se Poirot Estivesse Aqui”, tendo participado ainda, enquanto argumentista, na comédia “Portugal Não Está à Venda“.

Razões mais do que suficientes para uma pequena conversa com a nossa formadora que tem conquistado o seu lugar nesta área com muito trabalho, dedicação e prazer.

ETIC_Algarve: Em 1º lugar, muitos parabéns pelo prémio Avanca Pitch Sessions do Avanca Film Festival, com a longa metragem “Cimento e Betão”. O que é “Cimento e Betão”?

Vera Casaca: Obrigada. “Cimento e Betão” é a proposta para um filme, baseada num conto que escrevi recentemente e será publicado daqui a poucos dias no livro “Antologia de Contos do Algarve”. Nesta história acompanhamos a cómica e trágica jornada da mais famosa pintora portuguesa e da sua desmedida ambição e sede de fama.

ETIC_Algarve: Fala-nos um pouco do Avanca Film Festival e de como foi participar no Avanca Pitch Sessions, com a oportunidade que te foi dada de realizar um Workshop com o Rui Pedro Tendinha, juntamente com outros 14 participantes de 7 países?

Vera Casaca: Avanca, para quem nāo está familiarizado, pertence ao distrito de Aveiro. O seu Festival Internacional já conta com 24 anos de vida e é um ponto de encontro maravilhoso para quem adora cinema. Para além se poder ver filmes, Avanca apresenta uma série de atividades, workshops e este ano lançou esta maravilhosa iniciativa do “Avanca Pitch Sessions”. Decidi arriscar, e quando fui selecionada, a par com os outros nomeados, pudemos fazer dois workshops com o Rui Tendinha. Foi muito útil para podermos preparar melhor os Pitchs individuais ao Júri. O Rui está no “top of the game” do cinema nacional e internacional, é uma fonte de conhecimento inesgotável e as suas dicas foram muito valiosas.

Vera Casaca no Avanca Pitch Sessions - Pitch Online perante Júri Internacional

ETIC_Algarve: Qual foi o 1º pensamento quando recebeste a notícia de que a tua longa metragem tinha sido a vencedora e de que forma esta distinção vai “acelerar” a sua realização?

Vera Casaca: Inicialmente nenhuma… Fiquei uns minutos em silêncio, depois vieram-me as lágrimas mas porque choro quando fico nervosa. O projeto está numa fase embrionária e esta ajuda do Avanca é significativa pois vão-nos disponibilizar serviços de pré, pós e produção cinematográfica e de consultoria especializada. Contudo é bom relembrar que desde a escrita até realmente iniciar as filmagens estes processos são muito morosos, especialmente quando estamos perante projetos de grande envergadura, por isso vou com calma.

ETIC_Algarve: Sendo formadora na ETIC_Algarve, de que forma vês a participação, seja como público, ou como realizador/produtor que apresenta um filme a concurso, neste tipo de festivais para quem ainda está a aprender o ofício?

Vera Casaca: Crucial. Aprende-se imenso quando vamos a festivais e as mostras. Vemos coisas novas, experienciamos outros tipos de cinema, e conhecemos novas pessoas – isto é essencial para quem quer trabalhar neste meio. Mas, claro, também depende do nosso interesse pessoal e ambição profissional.

ETIC_Algarve: Depois desta experiência, qual a mensagem que queres transmitir à comunidade etic_algarve, em particular aos alunos do curso de Realização, Cinema e TV?

Vera Casaca: Que as oportunidades nāo nos vêm bater à porta, temos de ser nós a procurá-las, a trabalhar para isso e ter muita coragem para arriscar: saber aceitar as rejeições e entrar sem medo quando as portas se abrem um pouco.
Podes ver o Pitch da Vera Casaca no vídeo que partilhamos, a partir do minuto 24:00.

Autor:

Autor:

Mais artigos nesta categoria:

COVID 19 – Plano e Medidas de Segurança para o ano letivo 20/21

COVID 19 – Plano e Medidas de Segurança para o ano letivo 20/21

Vivemos tempos difíceis, em que a realidade é diferente de tudo aquilo que conhecemos e em que os olhos passaram a ser a alma do rosto. Contudo, juntos cumpriremos as melhores condições de segurança para termos um ano letivo em grande. A ETIC_Algarve assegura-se que...

Compromisso Pagamento Pontual – uma responsabilidade social

Compromisso Pagamento Pontual – uma responsabilidade social

É com a maior satisfação que, por indicação dos presidentes da ACEGE, IAPMEI, CIP e APIFARMA, a entidade gestora da ETIC_Algarve, Giz We Can Train You, Lda. foi distinguida com o Diploma do Compromisso de Pagamento Pontual para o presente ano. A adesão ao Compromisso...

Autores:

Tens alguma
dúvida?

Queres conhecer
a Escola?

SHARE
SHARE