Formandos ETIC_Algarve integram equipa do jogo ECORIS
Flow Productions produz ECORIS, jogo educativo sobre poupança de água
Formandos da ETIC_Algarve Joana Aleixo formanda do Curso de Especialização em Games Design e Francisco Simõesformando do Curso de Especialização de Games Development, integram a equipa do videojogo ECORIS uma produção da Flow Productions, um estúdio criativo sediado em Faro, e tem como missão educar crianças entre os 8 e os 12 anos para a importância da poupança de água, através de uma experiência lúdica e pedagógica.
Neste jogo, os jogadores ajudam a personagem Oris, um castor canalizador, a salvar a sua vila de crises causadas pelo desperdício de água, através de missões e quebra-cabeças divertidos com mensagens ambientais fortes.

Os direitos desta imagem pertencem à Flow Flow Productions
A produção do videojogo foi criada através do apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da transição climática, promovendo bons hábitos desde a infância.
Joana e Francisco integraram a equipa enquanto profissionais da área
Joana Aleixo e Francisco Simões, participaram neste projeto não enquanto formandos da ETIC_Algarve, mas como profissionais da indústria dos videojogos. Ambos aplicaram competências desenvolvidas durante a sua formação na ETIC_Algarve, de forma prática e integrada num projeto real de mercado.
Joana, desenvolveu a narrativa e o design do ECORIS, enquanto que o Francisco Simões, foi o gestor do projeto coordenando várias fases do desenvolvimento deste videojogo.
Sobre este projeto Francisco Simões destaca: “Acreditamos que a tecnologia interativa pode ir além do entretenimento, pode educar, sensibilizar e inspirar mudanças.”
Formação prática que abre portas no mercado criativo
A participação de Joana e Francisco no desenvolvimento deste videojogo, fazendo parte da equipa da Flow Productions mostra o impacto da formação na ETIC_Algarve na construção de futuros profissionais sólidos e conectados com o mercado. Esta conquista dos nossos formandos reforça a mensagem que temos vindo a transmitir ao longo deste 15 anos, que a aposta numa formação prática tem resultados na integração ao mercado de trabalho. Os jovens que optam por este tipo e formação tornam-se profissionais preparados para qualquer desafio que lhes seja proposto e juntamente com empresas, como é neste caso a Flow Productions, conseguem apresentar projetos de grande valor.
A aposta da escola em formação técnica e especializada permite aos formandos:
- Desenvolver competências práticas e atuais
- Criar portfólios com valor real
- Conquistar oportunidades profissionais ainda durante ou logo após a formação
Nuno Ribeiro, diretor da ETIC_Algarve sublinha: “Projetos como este mostram como os nossos formandos saem prontos para integrar equipas e responder a desafios reais do setor criativo.”
Apresentação oficial do ECORIS
A Flow Productions irá apresentar publicamente o ECORIS no dia 7 de julho de 2025, às 10h30, no UAlg Tec Campus, no Campus da Penha, na Universidade do Algarve em Faro. Num evento em que se dará a demonstração do videojogo ao vivo, passando por explicar quais os objetivos pedagógicos e ambientais deste projeto, partilhando resultados em contexto escolar.
A entrada deste evento é totalmente gratuita, requer apenas a inscrição neste formulário: FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO