Museu Zer0 procura artistas digitais para residência artística

15:56 | 04/06/2020

Museu Zer0 está à procura de artistas, criativos e empreendedores com domínio nas matérias de arte digital em imagem, som, luz, música, tecnologias; e que estejam interessados em desenvolver um projeto individual ou coletivo nesta área.

A arte está em cada canto e num piscar de olhos ou num libertar de suspiro de encanto encontramos em mais um recanto um pedaço de si, seja nas ruas que deambulamos, no digital que navegamos ou dentro de cada um de nós. A arte está em todo o lado e sempre a evoluir.

Único, irreverente, diferente, autêntico, arrojado, são alguns adjetivos que podemos dar ao novo museu de arte digital do Algarve. O museu referido chama-se Museu Zer0 e irá ter como localização as instalações da cooperativa agrícola em Santa Catarina da Fonte do Bispo em Tavira, numa zona entre o barrocal e a serra Algarvia.

Algo nunca antes visto em Portugal, o conceito principal deste museu consiste num lugar de representação física de obras de arte de carácter digital, onde não só existirá uma partilha das obras ao público mas também um acolhimento de artistas residentes e o incentivo da criação de um espaço de incubação e produção artística. As obras acolhidas serão iniciativas empreendedoras, dotadas de equipamento de criação e apresentação artística.

O público-alvo deste museu são os residentes do Algarve e os turistas.

A aposta residirá essencialmente em recursos humanos qualificados e em ser um elemento motor para o empreendedorismo criativo.

“Um projeto nos domínios das artes digitais, e desta dimensão, em Portugal e numa região como Algarve é por si mesmo um enorme desafio.“ Museu Zer0

O Museu Zer0 será um local de inovação, investigação, formação e intercâmbio de conhecimentos e competências de processos criativos dedicados à arte digital.

Em parceria com a CCDR Algarve, a Direção Regional de Cultura do Algarve, a AMAL – Associação de Municípios do Algarve, o Municipio de Loulé e a cooperativa QRER, está a ser desenvolvido o projeto transfronteiriço Magalhães, apoiado pelo programa POCTEP e que temo como objetivo o desenvolvimento de iniciativas criativas e empreendedoras, na área da Cultura.

Neste âmbito o Museu Zer0 está à procura de artistas, criativos e empreendedores com domínio nas matérias de arte digital (imagem, som, luz, música, tecnologias) mas também nos serviços de suporte (hardware, software, serviços) e que estejam interessados em desenvolver um projeto individual ou coletivo nesta área.

O ILC-Museu Zer0 promoverá contactos com empresas algarvias da área das tecnologias da informação e associações culturais de forma a ficar mais próximo dos artistas e empreendedores apoiados nas áreas criativas digitais, e suscitar o cruzamento de oportunidades tanto no uso das novas tecnologias na produção artística, como na criação de soluções de conteúdos e outros sub-projetos.

Este museu tem desenvolvido atividades conjuntas com entidades como o MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia), de Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian, do Centro de Artes “Ars Electronica”, de Linz, na Áustria, e a Universidade do Algarve.

Este é mais um passo naquela que poderá vir a ser uma parceria com a ETIC_Algarve.

A arte que existe em nós numa realidade virtual nunca antes vista!

Autor:

Autor:

Artigo de: PARCERIAS

Mais artigos desta categoria:

ETIC_Algarve estabelece parceria para conclusão do nível superior.

ETIC_Algarve estabelece parceria para conclusão do nível superior.

ETIC_ALGARVE ESTABELECE PARCERIA PARA CONCLUSÃO DE NÍVEL SUPERIOR COM A 3ª ESCOLA EUROPEIA A ETIC_Algarve - Escola de Tecnologias Inovação e Criação do Algarve formalizou recentemente mais um protocolo académico, que eleva para 3, o número de escolas europeias onde os...

Dia da Europa na ETIC_Algarve

Dia da Europa na ETIC_Algarve

No dia 9 de maio a ETICAlgarve vai assinalar o Dia da Europa com um Instagram LIVE marcado para as 15h00. Esta iniciativa pretende dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido desde 2015, ano em que a ETIC_Algarve iniciou o seu percurso no Programa...

Autores:

Tens alguma
dúvida?

Queres conhecer
a Escola?

SHARE
SHARE