A ETIC_Algarve orgulha-se de a sua equipa de formadores ser constituída por profissionais das áreas em que dá formação, por entender que é com os seus conhecimentos técnicos e experiência profissional, mas também de vida, que os formandos aprendem e se aproximam do Mercado de Trabalho.
Com a publicação de hoje continuamos a dar a conhecer, um pouco melhor, cada um destes profissionais, que dia após dia, mês após mês e ano após ano, dedicam parte do seu tempo em fazer uma das atividades mais nobres: ensinar!
Não só os conhecimentos técnicos e práticos, que são fundamentais para uma formação séria, de qualidade e que forme profissionais de excelência; mas também a potenciar as capacidades de cada um para se tornarem em melhores seres humanos.
No artigo de hoje apresentamos a formadora da área de Som & Música, Lana Gasparotti, pianista, compositora e que abraçou a formação na ETIC_Algarve há aproximadamente 3 anos, a quem agradecemos ter-se disponibilizado para se revelar um pouco mais.
Quem és tu e o que fazes?
Sou a Lana Gasparotti, sou pianista, compositora e também professora de piano e formadora na ETIC_Algarve.
Como é que a Música entrou na tua vida?
Desde sempre. Comecei a tocar piano com 5 anos de idade e completei o 8º grau do conservatório clássico e mais tarde a licenciatura em piano jazz e música moderna. Aprendi este conceito interessante do que é “brincar à música”, tal como em inglês dizem “playing piano”, eu comecei a distinguir a ideia de estudar música mas também tirar um tempo para ‘brincar à música’, o que me permitiu explorar sem ter medo de errar, sem regras e limites e me permitiu desenvolver desde cedo uma linguagem muito própria.
O que te fascina em ser música e compositora?
Fascina-me em vários aspetos – em relação à parte da composição porque posso criar algo 100% ao meu gosto, de mim para mim em primeiro lugar, mas acaba por ser para os outros também e, como música, a parte de tocar as minhas próprias composições, sendo que é feito de mim para mim, dou a mim mesma o desafio de me superar em coisas mais complexas e de conseguir transmitir ao vivo as minhas ideias, mas ao mesmo tempo sinto-me na minha zona de conforto, sinto-me em casa, apesar de praticar isto no palco independentemente da quantidade de pessoas a assistir.
Também tem o outro lado em que sou música (pianista/teclista/interprete) de outros projetos musicais e é encontrar dentro de outro estilo musical a minha essência.
Qual o truque que usas e que mudou a maneira como trabalhas?
Preparação. A preparação para mim é tudo. Por exemplo, se sou convidada para um projeto novo onde tenho de aprender as músicas, levo a parte da preparação muito a sério fico as horas que forem precisas a estudar, de modo a chegar ao primeiro ensaio como se fosse o concerto. Faz-me sentir segura, confiante e profissional.
Que trabalho mais gostaste de fazer?
O meu próprio álbum. Tem sido uma aprendizagem constante em todos os aspetos, desde a composição, ensaios, primeiras sessões de captação em estúdio, produção e pós-produção, a parte da imagem, criação de conteúdos digitais e redes sociais, videoclipes, o processo de levar tudo para a fábrica para a produção de vinis e CD’s, comunicação, lançamento do disco, follow up, etc. Estou a aprender por dentro o que é gerir tudo isto, trabalhar em equipa, fazer coisas que estão fora da minha zona de conforto. Esta coisa de ser artista independente, para chegar ao resultado final são precisas muitas horas, dores de cabeça, investimento de tempo e dinheiro, é um compromisso se quero fazer a coisa bem feita.
Qual a mais valia de um formando ao te ter como formadora?
Penso que é a minha experiência no geral, por já ter andado em estrada a dar concertos com projetos diferentes, por já ter feitos várias residências artísticas e ter experiência de fazer brainstormings criativos, pelos meus conhecimentos académicos e a forma de os meter em prática de uma forma mais dinâmica e actual.
Para terminar, um conselho para quem quer aprender Música?
Não desistir. É crucial seguir os nossos sonhos e intuição, mesmo que contrariem as normas ou expectativas alheias. Sê fiel ao teu gosto.
Todas as fotografias foram gentilmente cedidas por Lana Gasparotti.
Fica a conhecer melhor os projetos e trabalhos da nossa formadora da área de Som & Música no Linktree da Lana Gasparotti
CURSOS NA ÁREA DE SOM & MÚSICA DA ETIC_ALGARVE: