SOCIAL MEDIA ADS: 3 VANTAGENS PARA AS MARCAS

22:01 | 17/03/2022

O crescimento exponencial do digital fez com que muitas marcas e negócios, se vissem obrigados a adaptar as suas estratégias de comunicação e a integrar os canais de venda offline e online.

Hoje em dia, os desafios para alcançarmos a nossa audiência e destacarmo-nos da multidão são crescentes. O perfil do consumidor está em constante mutação, são mais exigentes e críticos com os valores das marcas, e nas experiências que estas são capazes de proporcionar nos diferentes pontos de contacto. Para além disso, o mercado tornou-se extremamente competitivo, o ruído de mensagens e oferta é considerável, e a constante evolução das plataformas e dos formatos de conteúdo disponíveis que temos que dominar, tornam as competências digitais de hoje facilmente obsoletas.

Posto isto, como chegamos às pessoas certas e no fim, gerar as vendas? 

Uma estratégia será tanto melhor sucedida, quanto mais claros e abrangentes forem os seus objetivos. Todos sabemos que as vendas são o pináculo do negócio mas não obstante, existem outros objetivos fundamentais que nos permitirão lá chegar, e que se não os contemplarmos na nossa estratégia, esta irá fracassar. Portanto, dificilmente podemos gerar vendas se: 

  1. Não tivermos uma audiência com quem comunicar regularmente
  2. Se a audiência não entender aquilo que temos para oferecer
  3. Se não interagirem connosco e se não falarem de nós
  4. Se o nosso processo de compra e aquisição apresenta inúmeras barreiras, pontos de fricção e é complexo

A publicidade nas redes sociais é um meio de chegar a pessoas e dar mais visibilidade aos nossos negócios e marcas, contribuindo para alcançar os vários objetivos anteriormente mencionados. A esta forma de promoção paga designamos paid media.

É de salientar que as plataformas são, em si mesmas, um negócio que lucra do investimento das marcas e empresas. Para que uma campanha ou conjunto de campanhas tenha sucesso, é necessário entender os algoritmos e como devemos atuar em cada fase para obtermos os resultados desejados.  

Desenhar uma estratégia de publicidade nas redes sociais, através de um investimento sustentável deve ser uma prioridade para qualquer marca e organização que se procura destacar. E quais são, então, as grandes mais-valias desta estratégia?

Três Grandes Vantagens para as Marcas

1. Opções de Segmentação

As redes sociais têm vindo a desenvolver soluções de publicidade muito avançadas, com uma gama de ferramentas e recursos que nos permitem criar anúncios que podem ser altamente segmentados. Depois de escolhermos o objetivo das nossas campanhas – engagement, tráfego ou conversões – e depois de definido o perfil do nosso cliente ideal, vamos conseguir encontrar opções de caracterização muito robustas:

Saved ou Core Audiences (públicos guardados): este tipo de audiência personalizada permite construir uma audiência com base em dados demográficos, idade, género, localização, interesses e comportamentos. 

Exemplo: pessoas que vivem no distrito de Faro; 20 a 45 anos; interesses: organic food, vegetarianism, healthy food, health & wellness, local food, Healthy diet or Online food ordering; comportamentos: engaged shoppers

Custom Audiences (públicos personalizado): são audiências que usam data e interacções nos websites e nas páginas de Facebook ou Instagram. 

Exemplos: pessoas que interagiram com a página de Instagram nos últimos 30 dias; pessoas que visitaram o website nos últimos 40 dias; pessoas que preencheram o formulário de leads X do Facebook; pessoas que visualizaram o vídeo Y. 

Lookalike Audiences (públicos semelhantes): audiências similares às Saved e Custom Audiences, previamente criadas — são audiências que partilham os mesmos traços em termos demográficos ou de comportamento que os outros públicos que já alcançamos antes. 

Exemplos: Pessoas similares aos visitantes do meu website em 1%; pessoas similares aos seguidores da página de facebook em 2%. 

2. Construção e Notoriedade de Marca

Uma das principais razões para que as empresas invistam em paid media é a criação de notoriedade da marca. Há que relembrar que quando vemos anúncios nas redes sociais, a maioria não surge em resposta a algo que estamos à procura, não são necessidades que pretendemos satisfazer naquele exato momento. Somos sim ‘convidados’ a conhecer algo novo, direcionado ao nosso perfil e interesses. 

Uma marca para ter sucesso tem de fazer a diferença no mercado em que vai atuar, ser um agente de mudança, de hábitos, de comportamento e propósito perante a sociedade. A forma como nos lembramos de uma marca, diz respeito ao valor que esta é capaz de agregar aos produtos e serviços que comercializa e à confiança que gera no público-alvo. Se queremos criar diferenciação na mente do cliente ou consumidor na hora da compra, devemos comunicar intencionalmente e regularmente com a nossa comunidade. 

Através de uma estratégia de produção e promoção de branded content vai ser possível atrair novas pessoas para a nossa comunidade, impulsionando o reconhecimento da marca, a conversação e por fim, as vendas.

3. Crescimento e Fidelização da Audiência

As comunidades são importantes para fomentar associações positivas, para gerar interações, credibilidade e reputação. Quanto melhor for a nossa capacidade de atrair as pessoas certas, mais forte será a nossa comunidade.

Contrariamente a Google Ads, o investimento em publicidade nas redes sociais gera seguidores e constrói audiências com quem podemos comunicar diariamente. Não só conseguimos segmentar e atrair novos públicos, como conseguimos retê-los e usar o histórico de interações para voltar a trazê-los de volta às nossas páginas e ao nosso website. E isto é poderosíssimo.

De uma forma intensiva e com casos práticos, abordamos estes e outros temas no módulo de Social Media Advertising, do curso de Marketing Digital e Social Media.

Autor:

Autor:

Article Categories:EXPERTISE

Mais artigos nesta categoria:

O que Define um Bom Retrato?

O que Define um Bom Retrato?

Considera-se um bom retrato, quando este chama instantaneamente a nossa atenção ao sujeito representado. Normalmente é alcançado através da combinação da profundidade de campo, composição, cor e iluminação. Para simplificar o que define um bom retrato, partilho aqui 3...

Técnicas de Melhoramento de Imagem em Photoshop

A pós-produção é um dos três componentes mais importantes na produção de conteúdo digital, seja ele fotografia, vídeo. Para produzir conteúdo digital são necessários 3 momentos, pré-produção (preparação), produção e pós-produção. O ideal é focarmo-nos nos 3 de igual...

O que é o SEO e Porque é Necessário?

O que é o SEO e Porque é Necessário?

O SEO tem vindo a ganhar enorme importância desde há alguns anos, muito devido aos benefícios que tem demonstrado para os websites. A verdade é que ter apenas um website não é suficiente. O objetivo da grande maioria dos websites é obter algum benefício através do...

Autores:

Tens alguma
dúvida?

Queres conhecer
a Escola?

SHARE
SHARE