A ETIC_Algarve orgulha-se de a sua equipa de formadores ser constituída por profissionais das áreas em que dá formação, por entender que é com os seus conhecimentos técnicos e experiência profissional, mas também de vida, que os formandos aprendem e se aproximam do Mercado de Trabalho.
E chegou a altura de dar a conhecer um pouco melhor cada um destes profissionais, que dia após dia, mês após mês e ano após ano, dedicam parte do seu tempo em fazer uma das atividades mais nobres: ensinar!
Não só os conhecimentos técnicos e práticos, que são fundamentais para uma formação séria, de qualidade e que forme profissionais de excelência; mas também a potenciar as capacidades de cada um para se tornarem em melhores seres humanos.
Iniciamos esta descoberta pelos nossos formadores, com o formador da área de Fotografia, Ricardo Bernardo, fotógrafo de produto, a quem agradecemos ter-se disponibilizado para se revelar um pouco mais.
Quem és tu e o que fazes?
Sou o Ricardo Bernardo, um apaixonado pelo marisco da Ria Formosa e nestes últimos anos tenho-me dedicado à fotografia comercial, essencialmente fotógrafo produto ou serviços de empresas. Ajudando os meus clientes a vender mais através da fotografia.
Desde 2016 estou ligado à Etic Algarve onde sou formador na área da fotografia.
Como é que a paixão pela Fotografia começou na tua vida?
A minha paixão pela fotografia começou na adolescência, as fotografias que me chegavam pelos jornais faziam-me sonhar em ser fotojornalista. Acabei por ficar ligado à fotografia sem o perigo dessa especialidade.
Qual a fotografia da tua vida?
A fotografia da minha vida talvez seja a “The Falling Soldier” do Robert Capa, fotografia que alegadamente ele fotografou em 1936 durante a Guerra Civil Espanhola.
Duvida-se da autenticidade da mesma, mas a arte da fotografia muitas vezes trata disso mesmo de simular determinada situação controlando a luz e o sujeito fotografado.
Qual o truque que usas e que mudou a maneira como trabalhas a Fotografia?
Ouvir primeiro o cliente.
Que trabalho mais gostaste de fazer?
Gostei muito de fotografar para os eventos que o Adegga.com realizou até 2019, ajudou-me a ganhar experiência a fotografar pessoas e a gerir uma lista de tarefas a realizar num determinado dia.
Todas as fotografias foram gentilmente cedidas por Ricardo Bernardo.
Qual a mais valia de um formando ao te ter como formador?
A mais valia para um formando é a dose de realidade que posso transmitir. Nas sessões também partilho muito do conhecimento que fui adquirindo a fotografar para empresas.
Para terminar, um conselho para quem quer aprender Fotografia?
Sejam humildes, não se levem muito a sério e queiram servir os outros com o vosso trabalho.
Se quiseres conhecer um pouco melhor o trabalho do Ricardo Bernardo, espreita e segue os seus canais digitais:
Facebook Ricardo Bernardo Photography
CURSOS NA ÁREA DE FOTOGRAFIA DA ETIC_ALGARVE: