Dia internacional dos direitos humanos 2018

09:11 | 10/12/2018

 

Raquel Morado| Design de Comunicação e Multimédia | 17/19

“Um cartaz que quer passar uma mensagem forte, que sensibilize as pessoas sobre esta crise que afecta milhões no mundo inteiro.”

A temática “Os Refugiados” tem sido alvo de bastante polémica na sociedade de hoje.

Foi importante ter feito muita pesquisa, para poder passar uma mensagem forte, que sensibilizasse as pessoas sobre esta crise que afecta milhões no mundo inteiro.

Para este projeto, decidi focar-me na crise de refugiados sírios que se deslocaram para a  Europa. Inspirei-me na viagem longa, perigosa e turbulenta que fazem para fugir da guerra.

Infelizmente, aqueles que sobrevivem as viagens de barco no Mediterrâneo e conseguem chegar à Europa, encontram fronteiras que impossibilitam a sua passagem. Outros, que tiveram a sorte de poder passar essas fronteiras, têm que andar quilómetros até chegarem aos países dispostos a aceitá-los.

Tudo isto me fez lembrar de um labirinto, onde o caminho é imprevisível, sem se saber se a próxima esquina os leva ao fim do labirinto ou a um beco sem saída. Foi importante tentar colocar-me na posição deles para poder passar uma mensagem genuína. 

Foi um projeto trabalhoso, devido ao grafismo, mas bastante gratificante.

Trabalho final Módulo Desenho Vetorial

 

Jann Hawker | Design de Comunicação e Multimédia | 17/19

“Um cartaz que tem como objetivo sensibilizar e alertar para a morte de crianças inocentes durante a guerra.”

Inspirei-me nos vídeos de cenários de guerra, como por exemplo na Síria e de crianças feridas pelos bombardeamentos e confrontos de guerra.

O vermelho no cartaz simboliza não só o impacto que isto tem na sociedade, mas também o sangue dessas crianças que foi derramado. A ilustração da criança a chorar representa o sofrimento das mesmas e é uma maneira de também sensibilizar o público recetor.

A técnica  aplicada foi “stencil”, utilizada muito na arte de rua, que representa revolução e cenários urbanos.

A partir deste cartaz consigo dar a minha opinião sobre este tema. É sentimento de tristeza e revolução. 

Trabalho final Módulo Desenho Vetorial

 

Joana Andrade | Design de Comunicação e Multimédia | 17/19

“Um cartaz que tem como objetivo alertar para a escolha categórica dos refugiados .”

O objetivo do projeto foi abordar uma temática fraturante na nossa sociedade, sendo o tema escolhido os refugiados.

A meu ver muitos dos países que aceitam acolher refugiados, de certa forma “obrigam-nos” a perder as suas raízes, crenças, a sua individualidade, personalidade, quase como se escolhessem quem querem no seu país e a Europa deveria ser contra isso. Daí o meu grafismo.

A mão que surge de baixo, cujo meu objetivo foi dar a ideia que precisa de ajuda, está a perder a sua cor original, começando a ganhar a cor da mão que a está a ajudar.

O meu objetivo é mostrar que a Europa deve ser contra a categórica escolha de refugiados, daí ter colocado um excerto de uma entrevista a Ioannis Mouzalas e criado o headline “Don’t Lose Your Color”.

Trabalho final Módulo Desenho Vetorial

Autor:

Autor:

Article Categories:COMUNIDADE ETIC | CURSOS TÉCNICOS | DESIGN

Mais artigos nesta categoria:

Estreias Filmes Realização, Cinema e TV 22/24

Estreias Filmes Realização, Cinema e TV 22/24

No próximo dia 08 de Outubro, às 21:30, no Instituto Português da Juventude (IPDJ) os formandos recém graduados do curso Realização, Cinema e TV 22/24, vão apresentar as suas curtas metragens “Allostasis” e “Até à Última Gota” que foram os projetos que marcaram a...

ETIC_Algarve e L’Idem Barcelona desenvolvem 3 videojogos em conjunto

ETIC_Algarve e L’Idem Barcelona desenvolvem 3 videojogos em conjunto

A parceria entre a ETIC_Algarve e a L’Idem Barcelona já está a produzir resultados. No decorrer deste ano letivo, os formandos das duas escolas desenvolveram, de raíz, 3 videojogos de Realidade Virtual, que começou com a criação conjunta por parte dos formandos de...

Autores:

Tens alguma
dúvida?

Queres conhecer
a Escola?

SHARE
SHARE