No final do mês de setembro realizou-se um dos maiores eventos do mundo dedicados à indústria do entretenimento, o Trojan Horse was a Unicorn (THU), e nós estivemos lá. Fica o registo desta participação dos formadores Artur Filipe, um “veterano” neste evento, e de Francisco Simões, que se estreou precisamente em 2022, nas palavras do Artur Filipe:
“O THU foi fundado pelo André Lourenço (nota da ETIC_Algarve: que recordamos, participou numa Conversa com Lábia com os formandos da ETIC_Algarve em maio de 2021) e em 2013 teve a sua primeira edição em Tróia, Setúbal.
É um conceito diferente e pioneiro neste tipo de eventos principalmente no ponto em que não há VIP’s. Durante uma semana estamos todos, participantes, empresas e speakers, num ambiente aberto e desinibido onde todos partilham a experiência sem barreiras e onde ninguém fica sozinho.
Este evento atrai as empresas mais prestigiadas do mundo da área de animação, cinema e jogos, que vêm com a intenção de recrutar num ambiente descontraído onde é criada a oportunidade de conhecer frente a frente os artistas e ver para além do portfolio. É uma oportunidade única para qualquer pessoa que tenha o sonho de vingar nesta indústria. Só esta componente do evento já vale o investimento, mas as vantagens não ficam por aqui.
Um dos conceitos fundamentais do THU foi a criação da Tribo, uma comunidade que vai para além do evento. Os participantes de todo o mundo conectam com os seu pares e são criadas amizades e parcerias muito fortes que não terminam com o evento, sendo que é uma excelente forma de criar uma network com os melhores na indústria. Como profissional, tem sido fundamental para a minha integração na indústria e é uma das razões pelas quais volto todos os anos.
Participo no evento desde 2015 ininterruptamente e este ano levei um colega, Francisco Simões, para ter esta experiência, pois penso que este evento não é só para artistas, mas sim para todos os possam e queiram estar dentro da indústria ou mesmo para aqueles que como nós estão a formar profissionais.
Como formadores é imperativo estar ao corrente das necessidades das indústrias, aquilo que as empresas procuram num profissional para que possamos adaptar a nossa formação ao mercado. O evento tem uma componente muito educativa onde através da partilha das experiências dos melhores profissionais da área podemos delinear um caminho para os nossos formandos, perceber melhor o que se está a fazer, como se está a fazer e o que vem a seguir nesta área. Aprendo e cresço como profissional sempre que vou ao evento e trago esses conhecimentos comigo para os passar aos meus formados fazendo assim uma ponte para criar melhores profissionais no futuro.
Portugal está a crescer nesta área, mas ainda estamos a léguas do que se faz pelo mundo fora numa indústria que é das mais rentáveis do mundo, é por isso muito importante aprender com a comunidade internacional se queremos implementar empresas e criar profissionais de sucesso em Portugal.
O THU foi criado para abrir estas portas e construir pontes, só temos de ter a coragem para as atravessar.”