Os Nossos Formadores – Ricardo Bernardo

18:20 | 13/09/2022

A ETIC_Algarve orgulha-se de a sua equipa de formadores ser constituída por profissionais das áreas em que dá formação, por entender que é com os seus conhecimentos técnicos e experiência profissional, mas também de vida, que os formandos aprendem e se aproximam do Mercado de Trabalho.

E chegou a altura de dar a conhecer um pouco melhor cada um destes profissionais, que dia após dia, mês após mês e ano após ano, dedicam parte do seu tempo em fazer uma das atividades mais nobres: ensinar!

Não só os conhecimentos técnicos e práticos, que são fundamentais para uma formação séria, de qualidade e que forme profissionais de excelência; mas também a potenciar as capacidades de cada um para se tornarem em melhores seres humanos.

Iniciamos esta descoberta pelos nossos formadores, com o formador da área de Fotografia, Ricardo Bernardo, fotógrafo de produto, a quem agradecemos ter-se disponibilizado para se revelar um pouco mais.

Quem és tu e o que fazes?

Sou o Ricardo Bernardo, um apaixonado pelo marisco da Ria Formosa e nestes últimos anos tenho-me dedicado à fotografia comercial, essencialmente fotógrafo produto ou serviços de empresas. Ajudando os meus clientes a vender mais através da fotografia.
Desde 2016 estou ligado à Etic Algarve onde sou formador na área da fotografia.

Como é que a paixão pela Fotografia começou na tua vida?

A minha paixão pela fotografia começou na adolescência, as fotografias que me chegavam pelos jornais faziam-me sonhar em ser fotojornalista. Acabei por ficar ligado à fotografia sem o perigo dessa especialidade.

Qual a fotografia da tua vida?

A fotografia da minha vida talvez seja a “The Falling Soldier” do Robert Capa, fotografia que alegadamente ele fotografou em 1936 durante a Guerra Civil Espanhola.
Duvida-se da autenticidade da mesma, mas a arte da fotografia muitas vezes trata disso mesmo de simular determinada situação controlando a luz e o sujeito fotografado.

Qual o truque que usas e que mudou a maneira como trabalhas a Fotografia?

Ouvir primeiro o cliente.

Que trabalho mais gostaste de fazer?

Gostei muito de fotografar para os eventos que o Adegga.com realizou até 2019, ajudou-me a ganhar experiência a fotografar pessoas e a gerir uma lista de tarefas a realizar num determinado dia.

PreviousNext
Todas as fotografias foram gentilmente cedidas por Ricardo Bernardo.

Qual a mais valia de um formando ao te ter como formador?

A mais valia para um formando é a dose de realidade que posso transmitir. Nas sessões também partilho muito do conhecimento que fui adquirindo a fotografar para empresas.

Para terminar, um conselho para quem quer aprender Fotografia?

Sejam humildes, não se levem muito a sério e queiram servir os outros com o vosso trabalho.

Se quiseres conhecer um pouco melhor o trabalho do Ricardo Bernardo, espreita e segue os seus canais digitais:

 ricardo.bernardo.photography

Instagram Ricardo Bernardo

Facebook Ricardo Bernardo Photography

 

CURSOS NA ÁREA DE FOTOGRAFIA DA ETIC_ALGARVE:

Fotografia Profissional {2 anos} | Fotografia {1 ano}

Autor:

Autor:

Article Categories:FOTOGRAFIA | FORMADORES

Mais artigos nesta categoria:

Férias Audiovisuais para jovens mentes criativas

Férias Audiovisuais para jovens mentes criativas

As Férias Audiovisuais da ETIC_Algarve realizam-se em duas edições, sendo a primeira edição entre os dias 12 e 16 de Julho e a segunda nos dias 19 e 23 de julho. Contamos com mais um ano, que a escola abre portas aos jovens, entre os 13 e 16 anos, com o lema de férias...

Embarca na tua carreira de sonho com a ETIC_Algarve

Embarca na tua carreira de sonho com a ETIC_Algarve

Embarca na tua carreira de sonho é o lema com que a ETIC_Algarve desafia todas as mentes criativas, algarvias e não só, a dar início a uma viagem cujo destino está nas mãos de quem realmente ambiciona uma carreira de sonho nas Indústrias Criativas. É hoje o grande dia...

Bolsas ETIC_Algarve

Bolsas ETIC_Algarve

A nossa aposta é no crescimento de cada um e de todos. O nosso compromisso é trabalhar no sentido de criar as condições e oportunidades necessárias para garantir uma formação técnica de excelência e criativa, mas também a formação de seres humanos na sua vertente...

Autores:

Tens alguma
dúvida?

Queres conhecer
a Escola?

SHARE
SHARE