Os Nossos Formadores – Ricardo Flôxo

17:55 | 05/06/2023

A ETIC_Algarve orgulha-se de a sua equipa de formadores ser constituída por profissionais das áreas em que dá formação, por entender que é com os seus conhecimentos técnicos e experiência profissional, mas também de vida, que os formandos aprendem e se aproximam do Mercado de Trabalho.

E chegou a altura de dar a conhecer um pouco melhor cada um destes profissionais, que dia após dia, mês após mês e ano após ano, dedicam parte do seu tempo em fazer uma das atividades mais nobres: ensinar!

Não só os conhecimentos técnicos e práticos, que são fundamentais para uma formação séria, de qualidade e que forme profissionais de excelência; mas também a potenciar as capacidades de cada um para se tornarem em melhores seres humanos.

Continuamos a apresentação dos nossos formadores, com o formador da área de Vídeo, Ricardo Flôxo, videógrafo, fotógrafo, operador de Drone, a quem agradecemos ter-se disponibilizado para se revelar um pouco mais.

Quem és tu e o que fazes?

Chamo-me Ricardo Flôxo, sou professor de fotografia na Universidade do Algarve, formador na área de vídeo na ETIC_Algarve e sou também sócio gerente na empresa FLOXO’S NEST.

Como é que a paixão pelo Vídeo começou na tua vida?

O Vídeo entrou na minha vida ainda no ensino secundário, durante o Curso Técnico Multimédia, nível 5, na Escola secundária João de Deus em Faro. Enquanto terminava o curso, comecei a desenvolver alguns projectos em conjunto com colegas e inclusive professores. Então esse gosto pelo trabalho em equipa e de desenvolver peças na área multimédia foi crescendo. Essencialmente o que me começou a mover foi o desafio. Com o tempo fui entrando noutros projectos, e conhecendo empresas e outras equipas de trabalho na área.

O que te fascina em ser filmmaker?

O que mais me fascina no mundo do audiovisual, e em particular no Cinema e na Publicidade que são as áreas com que eu mais me identifico, é o trabalho em equipa, o convívio entre os técnicos e todas as pessoas relacionadas com a “feitura” do filme, há um esforço conjunto tremendo todo ele com um único objetivo.

Com o tempo vamos começando a fazer amigos, conhecendo pessoas extraordinárias e histórias de vida incríveis, e isso inspira-me.

Por outro lado, o cinema comove-me no sentido em que é nos permitido a nós (filmmakers) criar algo que poderá, de alguma forma afetar os outros, seja de uma forma educativa ou até mesmo emocional.

Qual o truque que usas e que mudou a maneira como trabalhas a Fotografia?

O que mudou principalmente a minha forma de trabalhar foi o facto de ter estagiado/ trabalhado em várias produtoras audiovisuais, com isso fui acumulando várias ferramentas que me permitem hoje em dia, ter alguma autonomia em diversas áreas no ramo audiovisual.

Que trabalho mais gostaste de fazer?

Gostei muito de fotografar para os eventos que o Adegga.com realizou até 2019, ajudou-me a ganhar experiência a fotografar pessoas e a gerir uma lista de tarefas a realizar num determinado dia.

PreviousNext
Todas as fotografias foram gentilmente cedidas por Ricardo Flôxo.

Qual a mais valia de um formando ao te ter como formador?

Na minha opinião, a mais valia que posso oferecer aos formandos será sem dúvida a minha experiência profissional, o estar em set de filmagem, tudo experiências que de alguma forma fui adquirindo com o “fazer as coisas”, com a tentativa e erro.

Para terminar, um conselho para quem quer aprender Fotografia?

O conselho que dou para quem quer aprender/ entrar na área de vídeo, será sem dúvida começar a filmar e a fotografar já. O olho estético também é algo que se pratica. Nos dias que correm toda a gente tem no bolso um aparelho fotográfico/ fílmico. A melhor ferramenta que temos é a nossa mente, então é começar a praticar o mais rápido possível.

Se quiseres conhecer um pouco melhor o trabalho do Ricardo Flôxo, espreita o seguinte link:

Ricardo Flôxo perfil no IMBb

 

CURSOS NA ÁREA DE VÍDEO DA ETIC_ALGARVE:

Realização, Cinema e TV {2 anos}

Autor:

Autor:

Article Categories:FOTOGRAFIA | FORMADORES

Mais artigos nesta categoria:

Os Nossos Formadores – Joel Reis

Os Nossos Formadores – Joel Reis

A ETIC_Algarve orgulha-se de a sua equipa de formadores ser constituída por profissionais das áreas em que dá formação, por entender que é com os seus conhecimentos técnicos e experiência profissional, mas também de vida, que os formandos aprendem e se aproximam do...

Formadores da ETIC_Algarve no THU – Trojan Horse Was a Unicorn

Formadores da ETIC_Algarve no THU – Trojan Horse Was a Unicorn

No final do mês de setembro realizou-se um dos maiores eventos do mundo dedicados à indústria do entretenimento, o Trojan Horse was a Unicorn (THU), e nós estivemos lá. Fica o registo desta participação dos formadores Artur Filipe, um "veterano" neste evento, e de...

Os Nossos Formadores – Ricardo Bernardo

Os Nossos Formadores – Ricardo Bernardo

A ETIC_Algarve orgulha-se de a sua equipa de formadores ser constituída por profissionais das áreas em que dá formação, por entender que é com os seus conhecimentos técnicos e experiência profissional, mas também de vida, que os formandos aprendem e se aproximam do...

Autores:

Tens alguma
dúvida?

Queres conhecer
a Escola?

SHARE
SHARE