Marketing Digital é Estratégia!

11:33 | 03/12/2021

Não existe vento favorável a quem não sabe onde deseja ir.

Séneca

Que ninguém pense que vai alcançar um objetivo sem definir um caminho para o alcançar. E o marketing digital não é excepção!

Uma estratégia de marketing digital é o plano que te vai levar a atingir objetivos específicos por meio de canais de marketing selecionados de forma criteriosa – sejam eles meios próprios, pagos ou ganhos – ver POEM framework. Executar uma campanha de marketing digital sem uma estratégia é muito parecido com um marinheiro sem rumo, como aludia Séneca – é provável que te percas na viagem, resultando em frustração e num caminho desnecessariamente longo para chegar onde desejas.

Ao planear uma viagem, começas por traçar um itinerário para garantir que aproveitas ao máximo o teu tempo e orçamento. O mesmo vale para o marketing digital, um plano de marketing é necessário para aumentar a eficácia e a eficiência na utilização dos teus recursos.

Define KPI’s

O nome KPI vem da sigla em inglês para Key Performance Indicator. Em português, utiliza-se a tradução direta: Indicador de Performance ou Indicador de Desempenho. 

A origem dos KPIs vem da Gestão e é através da análise destes indicadores que se pode verificar o cumprimento de objetivos. No Marketing Digital, os KPIs são os responsáveis por manter o foco nos objetivos. Desta forma, os budgets são melhor planeados e as expectativas de resultados são mais realistas. Através dos dados obtidos com os KPIs é possível identificar falhas nas campanhas, redefinir as métricas a utilizar e tomar decisões sobre a manutenção ou o aumento do investimento.

Identifica o Teu Público

Conhecer o teu público-alvo, dados demográficos e psicográficos de clientes novos e existentes e operacionalizar a criação das Personas é outro passo essencial – diferente do conceito de público-alvo, que é uma ideia bem abrangente de quem é o teu consumidor, uma persona é uma representação fictícia do teu cliente ideal – baseada em dados reais, que traçam com rigor o seu comportamento, características demográficas, objetivos, motivações e desafios. 

Existem várias etapas que um comprador em potencial deve percorrer para chegar ao ponto de compra e, de preferência, se tornar um cliente de longo prazo. Os estágios podem variar, mas geralmente começam com o conhecimento da marca e a educação, depois passam para a fase de consideração e, finalmente, terminam com uma decisão e conversão de vendas.

Cria o Conteúdo Certo!

Fala-se tanto de conteúdo – mas também aqui temos que ser estratégicos! Não podes simplesmente escrever qualquer conteúdo ou seguir um método de “spray and pray” correndo o risco de te descredibilizares a ti e ao teu negócio. Precisas de ser estratégico sobre o que escrever, que keywords vais conquistar e ter uma estratégia de SEO e de otimização contínua do teu conteúdo. Mas, sobre isso fala-te o formador Celso Marques!

Author:

Author:

Article Categories:EXPERTISE

More articles in this category:

SOCIAL MEDIA ADS: 3 VANTAGENS PARA AS MARCAS

SOCIAL MEDIA ADS: 3 VANTAGENS PARA AS MARCAS

O crescimento exponencial do digital fez com que muitas marcas e negócios, se vissem obrigados a adaptar as suas estratégias de comunicação e a integrar os canais de venda offline e online. Hoje em dia, os desafios para alcançarmos a nossa audiência e destacarmo-nos...

O que Define um Bom Retrato?

O que Define um Bom Retrato?

Considera-se um bom retrato, quando este chama instantaneamente a nossa atenção ao sujeito representado. Normalmente é alcançado através da combinação da profundidade de campo, composição, cor e iluminação. Para simplificar o que define um bom retrato, partilho aqui 3...

Técnicas de Melhoramento de Imagem em Photoshop

A pós-produção é um dos três componentes mais importantes na produção de conteúdo digital, seja ele fotografia, vídeo. Para produzir conteúdo digital são necessários 3 momentos, pré-produção (preparação), produção e pós-produção. O ideal é focarmo-nos nos 3 de igual...

Authors:

Do you have
any questions?

Do you want to
meet the school?

SHARE
SHARE