A curta-Metragem “Sombra”, realizada no âmbito do Projeto Audiovisual da turma de Realização, Cinema, e TV 19|21 concorre entre as melhores curtas-metragens portuguesas em 2 festivais portugueses: o Gardunha Fest e o prestigiado MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa.
“O universo de Sombra leva-nos para um estilo de filmes de terror e suspense, com personagens complexas e misteriosas. Existem muitas definições e conotações para sombra, mas principalmente representa algo que nos persegue e que foi deixado para trás. A essência da curta é o peso das ações do passado e a força de espírito para não nos deixarmos influenciar pela nossa própria sombra. Esta curta-metragem pretendemostrar o resultado de ações dominadas pelo medo e de como uma pessoa simples pode passar a viver na escuridão por conta dessas ações. (..) Tentamos mostrar os traumas vividos pela personagem principal, a realidade e o sofrimento da violência doméstica com as suas consequências.”, segundo os formandos que produziram e realizaram este thriller de ficção.
A “Sombra” está nomeada para o MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, entre as 12 finalistas (de 80 candidatos) para disputar a melhor Curta de Terror Portuguesa em 2021. Este festival promove o melhor do terror nacional e internacional. O vencedor será revelado no encerramento do festival (que decorre entre dia 7 e 13 de setembro, em Lisboa) e ao mesmo será atribuído os seguintes prémios: cheque de 5000€, um fim-de-semana nos hotéis Belver e nomeação direta para a competição internacional Méliès d’Or promovida pela Méliès International Festivals Federation.
Este projeto cinematográfico entrou também para as nomeações da “Categoria Nacional” do Gardunha Fest – Festival de Curtas-Metragens, dedicado à temática do Paranormal. Este festival realiza-se entre os dias 27 e 29 de agosto, no Fundão. As curtas a concurso serão apresentadas publicamente no dia 28 de agosto e os vencedores das 3 categorias a concurso serão conhecidos no dia 29.
Estamos expectantes, mas acima de tudo orgulhosos pelo trabalho dos nossos formadores e formandos que arriscam e agarram as oportunidades de voo que proporcionamos para o desenvolvimento e aplicação das suas competências ao longo da sua formação aqui na ETIC_Algarve – Escola de Tecnologias Inovação e Criação do Algarve. Os nossos parabéns por mais uma conquista!