Folhas soltas | Rita Viegas | Realização, Cinema e TV 17/19

09:27 | 10/01/2019

“Bohemian Rhapsody, como começar a falar deste filme?

Rita Viegas | Relização, Cinema e TV | 17/19

No dia 7 de janeiro, realizou-se à 1h00 da manhã (horário de Londres), mais uma edição dos Golden Globes.

Conhecido por influenciar as nomeações a Óscar, os Golden Globes são de extrema importância tanto para as produções “Hollywoodianas”, como para nós, cinéfilos da ETIC_Algarve.

Entre os vencedores da edição de 2019 está Bohemian Rhapsody que ganhou dois Golden Globe Awards para melhor filme dramático e melhor ator e está entre os favoritos aos Óscares.

Bohemian Rhapsody, como começar a falar deste filme?

O filme conta a formação, ascensões e declínios duma das bandas mais talentosas, polémicas e adoradas do mundo inteiro. Focando-se em Freddie Mercury e seguindo-o através dos seus anos de glória, o filme dá-nos a conhecer a sua família, de origem indiana, os primórdios dos “Queen” através da banda como “Smile, os seus companheiros de banda e todos os atritos que vivenciaram, a sua companheira de vida, Mary Austin, e finalmente a doença que acabou com a sua vida, SIDA.

Esta obra transporta-nos através do tempo com as músicas mais célebres da banda e as suas criações que, para as pessoas que cresceram a ouvir Queen, dá vontade de saltar da cadeira do cinema e cantar do fundo dos nossos pulmões – “We are the Champions”, “We will rock you” ou até “Somebody to love” são alguns dos exemplos.

Este é o filme que todos os fãs de Queen merecem ver, vezes e vezes sem conta.

Poucos filmes de bandas podem dizer que fizeram tanta justiça aos seus protagonistas como o Bohemian Rhapsody, a meu ver, e, apesar da troca de realizador, o filme não mostra falhas em termos narrativos nem de ritmo fílmico.

O filme é um crescente que nos prepara para a cereja no topo do bolo que é o concerto do Live Aid.

A atuação do Rami Malek é tão impecável e a edição do filme é tão perfeita que se colocarem as filmagens do Live Aid e a cena do filme ao mesmo tempo, os movimentos e o timing estão tão sincronizados que arrepia a quem viu aquele concerto inúmeras vezes como eu o fiz.

Voltando a Rami Malek, e apesar de ser bem menos encorpado do que Freddie Mercury, é impossível desviar o olhar do ator quando ele está em cena, a sensação que nos dá é que Freddie Mercury está diante dos nossos olhos a contar-nos a sua vida de luxúrias e talentos, a apresentar-nos as suas gatas e a sua Mary.

O filme começou por ser realizado por Bryan Singer, sendo finalizado por Dexter Fletcher e tendo como consultores artísticos Brian May e Roger Taylor, integrantes da banda Queen. A presença dos artistas na produção já deixa clara a intenção de homenagear Mercury por todas suas realizações no mundo da música, ao mesmo tempo que procura narrar o que aconteceu por detrás dos palcos e entre os hiatos de gravações.

 

Os artigos nesta rubrica são da responsabilidade dos seus autores e vinculam exclusivamente as suas opiniões, não vinculando a ideia ou opinião da ETIC_Algarve.

Author:

Author:

Article Categories:ETIC COMMUNITY | VIDEO

More articles in this category:

“Faisão” Represents ETIC_Algarve at the First Frame Film Festival

“Faisão” Represents ETIC_Algarve at the First Frame Film Festival

The short film Faisão, directed by Beatriz Silvestre, a student of the Directing for Cinema and TV course (23|25) at ETIC_Algarve, has recently been selected for screening at the First Frame Film Festival, hosted by the University of Leicester, UK. This international...

ETIC_Algarve estreia-se na VET Skills Competition em Verona, Itália

ETIC_Algarve estreia-se na VET Skills Competition em Verona, Itália

A ETIC_Algarve está a marcar presença pela primeira vez na VET Skills Competition, uma iniciativa financiada pelo Programa Erasmus+, que decorre entre os dias 17 e 21 de março em Verona, Itália. Este evento representa uma grande oportunidade para formandos, formadores...

ETIC_Algarve na Voxel School: Um Passo Rumo ao Futuro do VFX

ETIC_Algarve na Voxel School: Um Passo Rumo ao Futuro do VFX

ETIC_Algarve na Voxel School: Um Passo Rumo ao Futuro do VFX A ETIC_Algarve está sempre à procura de inovação e metodologias que preparem os seus formandos para os desafios reais da indústria criativa. Com esse compromisso em mente, uma equipa composta pelo diretor...

Do you have
any questions?

Do you want to
meet the school?

SHARE
SHARE