Benjamin Von Wong e a sua realidade extrema
Laura Augusto | Fotografia Profissional | 18/20
Benjamin Von Wong é um fotógrafo com um estilo hiper-realista que consegue capturar os corações e as mentes dos espectadores através de uma união entre special effects e conceitos inovadores. O seu objetivo é criar trabalhos que se tornem virais e que gerem conversas e debates relacionados com os mesmos e com aquilo que representam.
Os seus trabalhos são muito criativos pois pega num conceito/visão quase impossível e torna-o numa realidade exagerada. Wong cria a fotografia e só depois faz o disparo. Neste momento está focado na conservação e em projetos de impacto social.
Benjamin é para mim bastante interessante, pois além de fazer fotografias muito diferentes do que estamos habituados a ver no dia-a-dia, o seu empenho no conceito e no seu desenvolvimento fazem com que estas se tornem “obras de arte”. O seu objetivo de chocar a sociedade, através da exposição de problemas inerentes, conta-nos uma história – a sua história, a sua realidade de um ponto de vista extremo e que se acaba fundir com a nossa realidade enquanto sociedade.
O seu foco no conceito é outra coisa que valorizo bastante. Wong podia fazer meramente uma fotografia simples e, em pós-produção, acrescentar tudo o resto que pretende comunicar, no entanto, este artista procura criar o cenário peça por peça de modo a tornar o resultado ainda mais realista.
Um dos trabalhos de Wong que retrata tudo o que disse acerca dele:
Mermaid and 10000 plastic bottles
Fotografia: www.vonwong.com
Os artigos nesta rubrica são da responsabilidade dos seus autores e vinculam exclusivamente as suas opiniões, não vinculando a ideia ou opinião da ETIC_Algarve.