A ETIC_Algarve orgulha-se de a sua equipa de formadores ser constituída por profissionais das áreas em que dá formação, por entender que é com os seus conhecimentos técnicos e experiência profissional, mas também de vida, que os formandos aprendem e se aproximam do Mercado de Trabalho.
Com a publicação de hoje continuamos a dar a conhecer, um pouco melhor, cada um destes profissionais, que dia após dia, mês após mês e ano após ano, dedicam parte do seu tempo em fazer uma das atividades mais nobres: ensinar!
Não só os conhecimentos técnicos e práticos, que são fundamentais para uma formação séria, de qualidade e que forme profissionais de excelência; mas também a potenciar as capacidades de cada um para se tornarem em melhores seres humanos.
No artigo de hoje apresentamos o formador da área de Fotografia, Joel Reis, fotógrafo, diretor de fotografia e realizador, mas também formador com largos anos de experiência, a quem agradecemos ter-se disponibilizado para se revelar um pouco mais.
Quem és tu e o que fazes?
Chamo-me Joel, profissionalmente sou fotógrafo, videógrafo e realizador, produtor e professor/formador
Como é que a Fotografia entrou na tua vida?
Eu costumo dizer que nasci fotógrafo e surfista.
Entre muitas outras paixões, estas acompanharam-me toda a minha vida, muito antes de pensar em disso fazer dinheiro para pagar as contas.
Ainda assim, a primeira vez que me perguntaram: O que queres ser quando fores grande? A minha resposta foi (e ainda subscrevo): Professor!
O que te fascina em ser fotógrafo?
É a melhor profissão do mundo, podes avançar por inúmeras áreas e abordagens, e é virtualmente impossível aborreceres-te.
E a partir dela, desbloqueio outras igualmente divertidas.
Qual o truque que usas e que mudou a maneira como trabalhas?
A adaptação. Não é um truque, é um must.
Adapto-me aos novos equipamentos, softwares, clientes, mercado, tendências… é uma técnica de sobrevivência que mantêm a minha vida sempre interessante e nada monótona.
No último ano, por exemplo, alterei todo o meu workflow, em virtude das novas ferramentas que a IA proporciona.
Aprender e adaptar é uma forma de vida. É a minha.
Que trabalho mais gostaste de fazer?
O próximo. Sempre o próximo.
Já fiz coisas giras, mas a adrenalina está no futuro, e em fazer diferente e melhor se possível.
Todas as fotografias foram gentilmente cedidas por Joel Reis.
Qual a mais valia de um formando ao te ter como formador?
Defensor em causa própria não é muito o meu estilo, mas acho que dou feedback honesto aos alunos, e embora os trate como futuros colegas, partilho com eles o que não vêm no Youtube e na Internet (que eu também vejo, e nela passo horas infindáveis).
Para terminar, um conselho para quem quer aprender Fotografia?
Não há maus “modelos”, há maus fotógrafos. E para ser um bom fotógrafo não precisas de ter o último ou o mais caro equipamento que conheces.
Fica a conhecer melhor o nosso formador de Fotografia no website do Joel Reis
CURSOS NA ÁREA DE FOTOGRAFIA DA ETIC_ALGARVE: